Grupo AUM por Luciana Aith

Release novo CD Turmalina

O Grupo AUM comemora suas bodas de turmalina (16 anos de existência), lançando o CD com o nome desta pedra, que apresenta uma grande variedade de cores, assim como a variedade sonora desta nova gravação. O repertório do CD Turmalina reúne compositores contemporâneos, como é a marca do grupo, de variadas gerações e estilos, trazendo uma verdadeira simbiose de música instrumental brasileira e erudita.

O Grupo AUM é formado por Arlete Tironi Gordilho (piano), Liliana Bertolini (flauta), Hélcio de Latorre (flauta e flautim), Gilson Barbosa (oboé/corne inglês), Clóvis Camargo (contrabaixo), Nath Calan (percussão/vibrafone) e Leonardo Labrada (percussão/vibrafone). Em atividade desde 1997, o grupo lançou três CDs: Grupo AUM interpreta Villani-Côrtes (2001), Os Borulóides (2003) e Postais Paulistanos (2007) e o DVD Cortesia (2011). É sempre bem recebido pela crítica e por músicos renomados, como o Maestro Julio Medaglia por exemplo, que escreveu: “Nunca você vai assistir dois concertos do grupo com a mesma sonoridade. Trata-se de pesquisadores irrequietos, que estão sempre fundindo seus timbres a repertórios e ideias as mais aparentemente incompatíveis”. A Folha de São Paulo confirmou que “O AUM é o intérprete por excelência da música de Villani-Côrtes. A afetuosa afinidade fica muito clara no DVD”, enquanto a Revista Bravo salientou, “Um trabalho que persegue a sempre difícil fronteira entre o popular e erudito”.

“A palavra Aum é o símbolo universal do yoga e do hinduísmo. É também o som de um mantra, considerado o mais poderoso de todos”, diz Arlete, a pianista do grupo.

Formado em 1997 por Arlete e Liliana, com o objetivo de mostrar repertório de música erudita, do barroco ao contemporâneo, aos poucos o AUM foi congregando mais músicos e incluindo obras de compositores contemporâneos. Estes, além de fornecer suas partituras, participavam ativamente dos ensaios, gravações e apresentações.

Em Turmalina, temos composições feitas especialmente para o grupo.

Jogo dos Espelhos de Celso Marques tem linguagem contemporânea.

Tiago Litieri, que descobriu o AUM através de Villani-Côrtes, relata que ‘sonhava’ em escrever para o grupo, compôs Incelença a um Nobre Tropeiro.

Noite Enluarada de Rodrigo Vitta, também chegou por essa veia de admiração pelo trabalho. A suíte Olimpus de Paulo Maron, sugere musicalmente a personalidade de 9 Deuses Gregos.

Mas nem só de inéditas vive o álbum Turmalina, o grupo mostra também suas preciosas execuções de Mantiqueira de Nelson Ayres, e de ‘clássicos’ contemporâneos como Mulher Rendeira (Zé do Norte), Lampião de Gás/Tristeza do Jeca (Zica Bergamini/Angelino de Oliveira), arranjados por Celso Marques. A faixa Toca Adoniran! (Trem das Onze/Samba do Arnesto/Tiro ao Álvaro), em que Alexandre Daloia, tal qual um alfaiate musical, vestiu Adoniran Barbosa de AUM. E para terminar, o Baião de Edmundo Villani-Côrtes.

Sete músicos e sete compositores fazendo o que mais amam: música!

 Artista Grupo AUM – CD Turmalina (Independente) – Preço R$ 20,00

www.grupoaum.com.br

Distribuidora Tratore (www.tratore.com.br) – ( (11) 3085 1246

| imprensa | Tambores Comunicações |

| (11) 3052 0123 / 3887 7430 | tamborescom@uol.com.br

 

Deixe um comentário


+ 7 = catorze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>